terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Decisão sobre compra de caças será tomada em 2010, diz Lula

Laryssa Borges
Direto de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que o anúncio do governo brasileiro sobre a compra de aviões caça deverá ser feito apenas no início do próximo ano. O presidente, que participou de almoço de confraternização com oficiais-generais, buscou enfatizar o processo de reaparelhamento das Forças Armadas com, além dos caças, a aquisição de submarinos, veículos blindados e com o projeto de lei que, se aprovado pelo Congresso, garante força de polícia para contingentes da Marinha e da Aeronáutica.

"Esse encontro acontece em um momento auspicioso. Na semana passada mandamos para o Congresso (um projeto) fortalecendo o Ministério da Defesa. É uma satisfação saber que o Exército está recebendo o primeiro lote de 34 viaturas de blindados. Até 2030 serão três mil blindados. No início de 2010, deveremos tomar a decisão sobre os aviões caças da Força Aérea Brasileira", disse Lula.

Terminou no dia 2 de outubro o prazo estipulado pelo governo brasileiro para que as empresas Boeing, Dassault e Saab fizessem a apresentação de suas propostas de venda de aeronaves caça para a Força Aérea Brasileira (FAB).

O processo de venda de 36 novos caças para o Brasil, apesar de as empresas evitarem falar em valores, deve mobilizar um montante de cerca de 4 bilhões de euros. O Brasil, que no dia 7 de setembro anunciou a decisão política de estreitar as negociações com a francesa Rafale, tem sido pressionado também pela sueca Saab, que chegou a oferecer dois caças Gripen ao preço de um.

A principal demanda do Brasil para escolher o vencedor entre os três finalistas está na possibilidade de transferência de tecnologia e na chance de empresas brasileiras poderem fabricar as novas aeronaves e as exportar.

Forças Armadas

Ao participar do almoço com oficiais-generais, o presidente disse ainda que as Forças Armadas merecem ser reconhecidas também pelo papel que desempenham em programas como o Minustah (Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti), no combate à dengue na Bahia, na ajuda permanente dos aviões do correio aéreo nacional na Amazônia, no apoio de hospitais-navio na região amazônica, além do suporte em logística nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

"O PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento tem recebido apoio incondicional de engenharia do Exército em rodovias, pontes, ferrovias e aeroportos. Fiquei particularmente feliz nos canais de interligação da bacia do são Francisco", afirmou Lula.

domingo, 26 de julho de 2009

Base Aérea do Recife comemora aniversário de 68 anos

24/07/2009 - 15h03

1ª Noite Cultural da BARFA Base Aérea do Recife (BARF) comemora neste mês 68 anos de existência. Para marcar a data, ocorreram quatro dias de eventos, envolvendo desde lembranças históricas até a exaltação a arte contemporânea.

Abrindo as comemorações (20 de julho), o Comandante da BABR, Coronel Aviador Robson Roger Garcia Tavares de Melo, houve uma feijoada para o efetivo, com sorteio de brindes.

Na noite do dia 21 de julho, a Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque, regida pelo Maestro Cussy de Almeida, o Coral Vozes da Asa Branca, liderado pelo Capitão Músico Moisés da Paixão, e a Banda de Música da BARF, regida pelo 2º Tenente Músico Roberto Kürchchoff., aparesentaram-se na “I Noite Cultural da Base Aérea do Recife”.

Solenidade MilitarNo dia 22 de julho, no Cassino dos Oficiais da BARF, ocorreu a cerimônia da “Ordem dos Guararapes”, evento que consagra os novos membros efetivos da Ordem e prestigia militares e civis influentes na vida da Organização, nomeados membros honorários.

No dia 23 de julho, último dia das comemorações, foi celebrada uma Missa em Ação de Graças na Capela da BARF. Na seqüência, em frente ao Prédio do Comando, realizou-se a solenidade militar, presidida pelo Major-Brigadeiro-do-Ar Louis Jackson Josuá Costa, Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR).
Fonte: BARF

LEIA MAIS SOBRE A FAB:

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=3470