sábado, 29 de março de 2014

FAB compra novo drone para vigiar estádios durante a Copa do Mundo

Hermes 900 tem alcance ilimitado e atinge até 9 mil metros de altitude.
Modelo, usado no México, Colômbia e Chile, tem 10 câmeras anexadas.

Do G1, em São Paulo
Hermes 900 tem maior autonomia e alcance ilimitado
(Foto: FAB/divulgação)
A Força Aérea Brasileira (FAB) comprou um novo drone para vigiar os estádios durante a Copa do Mundo.

Uma unidade do modelo Hermes 900, fabricado pela israelense Elbit Systems, chegará em maio e já estará pronto para a competição, que começa em junho, informou o chefe do Centro de Logística da Aeronáutica, brigadeiro Ricardo Mangrich.

A Aeronáutica já possui quatro modelos menores, os Hermes 450, que são usados desde 2011 para apoiar ações nas fronteiras, localizando áreas de narcotráfico e de contrabando durante as operações conjuntas das Forças Armadas.
O Hermes 900 tem autonomia de voo de até 30 horas e pode chegar a uma altitude de até 9 mil metros. O alcance do modelo, que pesa 1.180 kg, é ilimitado, diz a FAB.

Já o Hermes 450, operado até o momento, tem autonomia de até 16 horas e chegava ao teto de 5 km de altitude.

O contrato, de US$ 8 milhões, inclui suporte logístico e garantia de um ano do equipamento.
O novo vant (veículo aéreo não tripulado), como é chamado no Brasil, terá um sistema chamado "SkEye", que comporta um conjunto de 10 câmeras de alta resolução que permitem a vigilância de uma região inteira, visualizando vários alvos e posições ao mesmo tempo.
Para operar o sistema é necessário 10 pessoas. A Aeronáutica informou que o contrato foi assinado no dia 19 de março e será operado pelo Esquadrão Hórus, sediado em Santa Maria (RS),

Nas Américas, o Hermes 900 é operado pelo México, Colômbia e Chile.

Além da Aeronáutica, a Polícia Federal também opera drones israelenses, mas do modelo Heron, da concorrente Israel Aeroespace Industries (IAI). Estes modelos pesam até 1.100 kg e possuem autonomia de até 36 horas. O modelo foi usado durante a investigação que culminou com a prisão do traficante Menor P., suspeito de liderar o tráfico na Maré, e também será usado durante uma operação conjunta que será realizada pelos órgãos de segurança pública e os militares para ocupar a região, no domingo (30).
 

drones pf fab (Foto: Arte G1)
 

Nenhum comentário: