quinta-feira, 30 de julho de 2015

Brasil obtém financiamento sueco para compra de caças Gripen

Agência sueca financiará US$ 5,4 bilhões para a compra de 36 caças-bombardeiros

atualizado às 21h52
 
Autoridades de Brasil e Suécia definiram na quarta-feira (29) os termos do financiamento da operação através da qual a Força Aérea Brasileira (FAB) adquirirá 36 caças-bombardeiros Gripen NG da empresa sueca Saab, segundo informações de fontes oficiais. O negócio, que envolve a soma de US$ 5,4 bilhões, será financiado pela agência sueca de crédito às exportações (SEK), de acordo com anúncio feito pelo Ministério da Defesa brasileiro em comunicado.
 Foto: Johan Nilsson / Reuters
Brasil receberá os 36 caças Gripen entre 2019 e 2024
Foto: Johan Nilsson / Reuters
Um dos pontos que ainda não tinha sido definido era a taxa de juros que seria aplicada, mas hoje ficou decidido que será fixada em 2,19% anual. O contrato de compra foi assinado em outubro passado e prevê que o Brasil receberá os 36 caças entre 2019 e 2024.
Com os aviões suecos, a FAB substituirá os Mirage 2000, de fabricação francesa e cuja vida útil acabou há um ano e meio. Os Gripen NG foram escolhidos em uma licitação na qual também concorreram os Rafale, da empresa francesa Dassault, e os FA-118 Super Hornet, da americana Boeing.
O acordo também estabelece que 15 dos 36 caças-bombardeiros serão fabricados nas fábricas da Embraer, à qual a Saab repassará a tecnologia necessária para o desenvolvimento.
Em meio às negociações para essa operação, Embraer e Saab também chegaram a um acordo para que os aviões fabricados no Brasil sejam oferecidos em conjunto a países da América Latina e da África, embora isso só vá ocorrer depois que termine a entrega dos 36 Gripen NG adquiridos pela FAB.

Nenhum comentário: